Certa madrugada fria irei de cabelos soltos ver como crescem os lírios. Quero saber como crescem simples, belos e perfeitos!Ao abandono nos campos...

sexta-feira, janeiro 04, 2013





Porque nos decepcionamos com uma pessoa, com um acontecimento, com uma situação,ou com a vida?
A decepção é um sentimento tão frustante, talvez seja das sensações que mais me entristece, deita-me abaixo, impede-me de continuar, bloqueia-me!
Será que criamos expectativas altas demais? Ou será que as expectativas eram normais, próprias e adequadas, mas a decepção teimosamente bate-nos à porta?
Será um problema de ansiedade, de querermos tanto que algo se realize?
Será que somos exigentes demais, e exigimos dos outros, coisas que nem nós próprios sabemos fazer?
Será que uns são mais atreitos a decepções que outros?
Será que uns, nem percebem a decepção não lhe dando a importância que outros lhe dão?
Será que as decepções só acontecem aos emotivos? Aos frágeis? Aos corajosos? Aos exagerados? Aos idiotas?...
E acordar depois de uma decepção?
Acordar para a Vida, acordar para o Dia, pôr os pés fora da cama, levantar o corpo, calçar qualquer coisa para começar a pisar o chão, a terra, olharmo-nos no espelho e vermos uns olhos decepcionados,….
E depois, muitas vezes voltar ao mesmo sítio,  voltar e reencontar o mesmo ambiente, o mesmo cenário…..
Reagir…! Como se faz para reagir? Reagir é voltar a agir! Para voltar a agir, é preciso ter vontade de agir. E o mundo que nos rodeia, exigente, que não tolera a insatisfação, não tolera tristezas, que como uma criança mimada, quer-nos Lindos, Contentes, Sorrizinhos, Arranjados, Elegantes, Perfeitos, e todos nos pedem...
“Vá reage! faz qualquer coisa, tens que melhorar!
Lá estás tu com o teu péssimismo!…”.
E para culminar, lá dizem a frase: “Não percebo, porque ficas assim, não é caso para isso!”.
E nós, envolvidos num manto negro de tristeza, de amargos na boca, de nós no estômago, de dedos das mãos frios, de joelhos ligeiramente a quebrar, ficamos perplexos a olhar para aquela gente que nos diz... “Que não é nada!”.
Não é nada???!
Mas não percebem, que para nós É TUDO!
Que houve uma derrocada de terras, por cima da nossa boca, que houve uma inundação de líquidos salgados, que nos deixou molhados de suores frios, que o nosso coração saltou, mexeu-se, como se de um sismo se tratasse e nos deixou com taquicardia, que houve um corte a meio dos nossos pulmões, e os pôs a trabalhar em limites mínimos, que sentimos o sangue a parar nas veias e que fomos invadidos por um vento frio e quente, que levantou todas as areias no ar que nos sufocam e nos cegam?
Pois, não vêem isto?
Faltam as lágrimas?
Ah, as lágrimas, as piegas lágrimas, que comovem os outros…..
Mas olhem, os decepcionados não choram por fora, choram por dentro! Choram, choram, choram, até ficar secos, como um solo africano, seco, ressequido, morto….
Deixem-nos enterrar uma decepção, como se de um corpo morto se tratasse, deixem-nos enviuvar, chorar aquilo que nunca acontecerá, que nunca iremos possuir, deixem-nos cair no chão (não nos levantem, por favor!), de pernas e braços abertos deixem-nos gritar, gritar muito para que saiam os espíritos malígnos que nos envenenam, deixem-nos enlouquecer, perder o juízo, falar sózinhos, deixem-nos sair para a rua de robe e chinelos como um velho senil, deixem-nos estar sós, desgrenhados e sem comer, deixem-nos fugir (não vão à nossa procura, por favor!) e se quisermos deixem-nos morrer...

11 comentários:

nos"entas!!!! ( e feliz) disse...

Sem palavras......
ressequida....entendo tão bem este teu post...
sem as lágrimas piegas....
beijos...muitos

homem sem blogue disse...

Nem sei que te dizer...

beijos

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

GM disse...

Como entendo cada palavra, frase escrita...
Suspiro pq penso e vivi muito do escreveste.
Beijinhos.

Jingas disse...

tão diferentes, tão iguais...

LÍRIO SELVAGEM disse...

Desculpa, não entendi SS...

Sérgio disse...

Para tantas perguntas, não sei e desculpa. No meu caso crio expectativas demasiado altas em relação às pessoas, :((((

beijinhos e bom fim-de-semana.

R disse...

A Melancolia e a Decepção, ainda conseguem gerar tanta Beleza em formato de palavras. A perversão da Beleza, que sempre nos pode ajudar em termos terapêuticos.

Beijinho de carinho

Jingas disse...

Minha flor, eu sei que não entendeste...esta merda do meu sotaque, esqueci as legendas...somos diferentes mas sentimos da mesma forma perante certos assuntos, sobre este em particular ;)

Anónimo disse...

Clareza, remember?

Maria do Mundo disse...

Só o tempo, só o tempo te deixa pronta para muitas mais! Vais ver!

Sorriso disse...

Muitas vezes as pessoas decepcionam-nos, mas o que sinto é que a vida caleja e as decepções, por exemplo ao nivel do relacionamento social, vão doendo menos. Não porque fiquemos insensíveis ou de coração mais duro, mas talvez mais "protegidos", ou seja com expectativas menos grandiosas. Virar a decepção contra nós próprios é um caminho negro. Superar a decepção acho que depende de muitos factores até intrinsecos a cada ser.

Excelente texto Lirio . Que bom tema para uma grande conversa.
Beijinho