Certa madrugada fria irei de cabelos soltos ver como crescem os lírios. Quero saber como crescem simples, belos e perfeitos!Ao abandono nos campos...

quinta-feira, maio 02, 2013


"Brincas todos os dias com a luz do Universo.

Subtil visitadora, chegas na flor e na água.

És mais do que a pequena cabeça branca que aperto

como um cacho entre as mãos todos os dias.



Com ninguém te pareces desde que eu te amo.

Deixa-me estender-te entre grinaldas amarelas.

Quem escreve o teu nome com letras de fumo

entre as estrelas do sul?

Ah, deixa-me lembrar como eras então,

quando ainda não existias.



Subitamente o vento uiva e bate à minha janela fechada.

O céu é uma rede coalhada de peixes sombrios.

Aqui vêm soprar todos os ventos, todos.

Aqui despe-se a chuva.



Passam fugindo os pássaros.

O vento. O vento.

Eu só posso lutar contra a força dos homens.

O temporal amontoa folhas escuras

e solta todos os barcos que esta noite amarraram ao céu.



Tu estás aqui. Ah tu não foges.

Tu responder-me-ás até ao último grito.

Enrola-te a meu lado como se tivesses medo.

Porém mais que uma vez correu uma sombra estranha

pelos teus olhos.



Agora, agora também pequena, trazes-me madressilva,

e tens até os seios perfumados.

Enquanto o vento triste galopa matando borboletas

eu amo-te, e a minha alegria morde a tua boca de ameixa.



Quanto te haverá doído acostumares-te a mim,

à minha alma selvagem e só,

ao meu nome que todos escorraçam.

Vimos arder tantas vezes a estrela d’alva beijando-nos os olhos

e sobre as nossas cabeças destorcem-se os crepúsculos

em leques rodopiantes.

As minhas palavras choveram sobre ti acariciando-te.

Amei desde há que tempo o teu corpo de nácar moreno.

Creio-te mesmo dona do Universo.

Vou trazer-te das montanhas flores alegres, “copihues”,

avelãs escuras, e cestos silvestres de beijos.



Quero fazer contigo

o que a primavera faz com as cerejeiras."



-Pablo Neruda

(Embora Neruda seja conhecido como um poeta dúbio, quando escreveu este poema ele tinha pouco mais de 20 anos, acredito que escreveu o que sentia no momento, com plena "ingenuidade".
Por isso acho que ele queria fazê-la renascer, fazê-la sentir-se viva, plena e bela.)





1 comentário:

Unknown disse...

Belíssimo!

Beijinhos