Certa madrugada fria irei de cabelos soltos ver como crescem os lírios. Quero saber como crescem simples, belos e perfeitos!Ao abandono nos campos...

segunda-feira, novembro 19, 2007

Domingo à tarde!


Sentada, no sofá, tento ler...

O livro é de Fernando Pessoa, que eu adoro! Mas não me consigo concentrar...

Um turbilhão de pensamentos amontoa-se, como que a pedir o previlégio de ser o primeiro.

Desfolho o livro com algum desinteresse, e uma frase chama a minha atenção, a certa altura da sua narrativa, o autor diz: " Não acredito em Deus, porque nunca o vi..."!

Fiquei a pensar no assunto... e logo penso numa outra frase, esta provavelmente, muito mais conhecida, que é de Tomé, (Um dos supostos apóstolos de Jesus): " Ver para crer"!

É no minimo insólita e controversa, esta frase de Tomé...

Fiquei confusa, e resolvi sair... sem rumo, pelas ruas da cidade!

Evitei as mais movimentadas, ( não fosse encontrar alguém conhecido, e desperdiçar a minha tarde de domingo, com conversas fúteis...).

Enveredei, por ruelas, onde normalmente nunca passo, e quando dei por mim, estava parada em frente a uma igreja, (a porta estava aberta, caso raro nos dias de hoje...)

Olhei para a fachada, e para todos os pormenores arquitectónicos, havia três anjos de cada lado da ombreira, que dá a ilusão que são eles que a mantêm de pé. Estão sorrindo, como se toda aquela pedra, pesasse tanto como uma nuvem.

Senti-me tentada a entrar no templo, ( tenho de confessar que não sou muito dada a religiões, sejam elas de que natureza forem...), e entrei.

Os meus passos ecoavam pela nave principal, como que a anunciar a minha chegada, e só parei em frente ao altar!

É lindo, todo construido em talha dourada, e estava decorado com flores frescas, o cheiro das rosas, ainda pairava no ar... e no meio lá está Ela...

A imagem de uma mãe, segurando seu filho ao colo, tentando protegê-lo de tudo e de todos, ( não é o que fazemos todas??).

Concentrei-me no olhar da Mãe, e pareceu-me triste e frio... Imaginei que o artista, não estivesse muito feliz, no dia que resolveu dar cor e sentimento aquela face de pedra.

Virei-me, na direcção do seu olhar, e afinal, ela olhava, para seu filho já adulto, morto, crucificado...

Sentei-me, pensando que nem Ela tinha conseguido evitar tamanha tragédia! E por isso a dor marcava seu rosto lindo, abençoado pelo artista que lhe deu sentimentos.

Dei por mim a rezar...( Aquelas orações que toda agente conhece, mas dizem desconhecer, vá-se lá saber porquê!)...

Eu confesso!

Rezei!

Não pedi nada, como já disse, não acredito que as preces sejam atendidas... ( Ela nem conseguiu, para o seu próprio filho...)

Mas rezei!

E não consegui conter as lágrimas, deixei que rolassem, até secarem as emoções!

O sino da torre tocou... e trouxe-me de volta à realidade.

Não sei quanto tempo passou, e também não tinha a menor importância, ninguém me esperava!

Lá fora a noite caía sobre a cidade, e a passos lentos, encaminho-me para casa, sinto uma estranha sensação de paz, de alivio...

Mas o som das novas tecnologias, diz-me que alguém quer falar comigo, olho o numero no visor, e está privado...

Resolvi não atender...

Hoje não!

hoje não vou ligar a TV, e ver uma sucessão de programas disparatados, sem assunto e sem nexo!

Hoje ninguém me vai roubar, este sentimento de paz que estou sentindo...

Desligo o telemóvel, e entro em casa!

Hoje, não!!!...

1 comentário:

s disse...

Acho que já li este texto algumas vezes e não me canso de o ler mas gostaria só de dizer duas coisas:
Não quero falar em religião por há temas que não devemos falar mas sim respeitar sempre a opinião dos outros. Em relação a Deus não devemos acreditar ou não só pelo facto de nunca o termos visto, eu também nunca vi algumas pessoas e acredito que sejam pessoas especiais e boas e provavelmente nunca as irei ver mas não é por isso que deixo de acreditar.
As igrejas são um pedacinho de Portugal que desconhecemos mas sempre muito bonitas e de uma beleza que nos desperta sempre e convida a entrar, confesso que é o lugar onde encontro a Paz que tantas vezes me faz falta.


Fico por aqui, a vida reserva-nos sempre boas surpresas só temos de ter os braços abertos para as receber.

beijinhos