Certa madrugada fria irei de cabelos soltos ver como crescem os lírios. Quero saber como crescem simples, belos e perfeitos!Ao abandono nos campos...

terça-feira, janeiro 09, 2007

Eu Tentei!


Quem é que nunca tentou explicar a morte para uma criança?
Muita gente, pensam vocês... algumas vezes, sem qualquer sucesso...
Eles pura, e simplesmente não entendem!
Então optamos pela ficção... "é mais uma estrela no céu..." e por aí fora...
Eu infelizmente, também tive que explicar a morte, de um ente, muito querido...
Tentei à minha maneira, começando por lhe pedir, que pronunciasse a palavra "morto"!
E então comecei:
" É dificil não é? provávelmente porque é uma palavra triste... e que dá um pouco de medo.
Vamos voltar a repetir, " MORTO", agora vamos falar de outra palavra parecida, " MORREU".
Foi o que aconteceu com o avô, ele morreu. Ele está morto!
Não é como nos filmes, em que morrem, e no filme a seguir, já estão novamente vivos! Não!
Morreu... quer dizer morreu... o avô, foi embora, não vai voltar mais.
Quando uma coisa ruim acontece, nós preferimos fazer de conta que nada aconteceu. Imaginamos que não é verdade.
Quando o avô morreu, nem queríamos acreditar! Pensamos até que ele tinha ido fazer uma longa viagem, e vai voltar!
Mas nós sabemos que isso não é verdade, o avô morreu!
Continuamos a amá-lo, vamos sentir muito falta dele, mas não podemos fazer ele viver de novo!
O que quer dizer morreu?
Lembras-te do nosso cachorrinho, que foi atropelado? Ele ficou lá na rua, deitado, sem respirar, sem se mexer, seu coração parou de bater. Ele nunca mais vai respirar, ou voltar a mexer-se.
Ele estava morto!
A mesma coisa acontece com as pessoas, o corpo não se mexe, o coração não bate, já não respira! Fica sem dor... sem vida... em paz... A morte é tão triste...
Nós sentimos tanta falta do avô, que dá vontade de chorar, então porque esconder? vamos chorar juntos... é uma maneira de mostrar que sentimos a falta dele.
Ficaste preocupado? Com medo de ter feito algo errado, e achas que por isso o avô não está mais aqui?
Não é verdade! O avô não morreu porque tu fizeste algo errado, nada que tivesses feito ou deixado de fazer, tem a ver com a morte dele.
Bem pelo contrário, tu muitas vezes fizeste ele ficar tão feliz...
Mesmo que tenhas feito, algo errado, ele sempre te compreendeu e perdoou, e como te amava muito nunca ficou magoado contigo!
Ele não morreu por tua causa!
Todas as pessoas morrem!
Eu sei, que deves estar sentindo raiva do avô ter morrido, como é que ele teve coragem de te abandonar, sentes-te só? abandonado?
Queres falar sobre isso? Falar ajuda...
É muito dificil compreender a morte. Para mim também. Talvez tu possas ajudar-me e eu vou te ajudar...
Nós não podemos mais ver o avô, falar com ele, mas podemos sempre lembrar dele.
Lembras-te das histórias que ele te contava? Das coisas que fazias e ele gostava tanto?
Agora ele morreu. Mas nós vamos sempre lembrá-lo.
Nós não vamos esquecer que ele morreu... Mas vamos sempre lembrar que ele viveu!"
Não sei se ele compeendeu...
Eu tentei!

3 comentários:

Cusco disse...

Mais um lindo texto!
Eu tentei comentar mas não consegui, sei que compreendes porquê!
Bom-fim-semana

Até breve
SE DEUS QUISER

Flor de Tília disse...

Como disse o Cusco " mais um lindo texto!". E concordo plenamente. A mim aconteceu-me o mesmo já lá vão muitas décadas.E até hoje não esqueci. Tenho tanto orgulho no meu avô! Nos meus avós! Eu tinha quatro anos quando um deles partiu.E não falaram comigo! Tive tanta dificuldade em aceitar! Esperei-o durante tanto tempo!
Vai falando ao teu menino nesse ente querido tão próximo e tão importante para nós. Bom fim de semana!
Beijinhos

s disse...

Apesar da tristeza que relata este texto, é um texto muito bonito, deve ser uma das tarefas mais difíceis senão impossível, nunca tive essa responsabilidade e não sei se estou à altura. O tema da morte mexe sempre comigo. não tenho medo de morrer mas de perder pessoas que não quero perder, :(

beijinhos